Mood Board

Um dos primeiros passos em um projeto de arquitetura é a criação do mood board, ou painel de referências. Acredita-se que esta etapa seja extremamente importante para que o projeto tenha uma identidade visual coesa e consistente.  

Mas afinal, o que é um mood board? 

Na prática, um mood board é uma colagem de imagens, textos, cores e texturas que representam a essência do projeto que está sendo desenvolvido. Ele sintetiza visualmente as ideias e conceitos que guiam o projeto, e serve como ponto de partida para explorar as possibilidades estéticas e funcionais que podem ser exploradas. 

A importância do mood board na arquitetura Criar um mood board é fundamental para evitar que o projeto perca sua personalidade e se torne genérico. Afinal, a arquitetura é uma expressão artística e criativa, que deve transmitir uma mensagem única e significativa para as pessoas que vão interagir com ela. Além disso, o mood board ajuda a evitar retrabalhos e a tomar decisões mais rápidas e assertivas, já que todas as referências estão reunidas em um só lugar. 

Dessa forma, é possível ter uma noção mais concreta do visual e do clima que o projeto precisa transmitir, antes mesmo de começar a desenhar as plantas e os detalhes técnicos. 

 Como fazer um mood board? 

 Não existe uma única forma de fazer um mood board. O importante é que ele reflita, de forma fiel, a personalidade e o estilo do projeto. 

 No entanto, alguns passos podem ser seguidos na hora de criar o seu painel de referências: 
1. Defina as cores, texturas e materiais que serão utilizados no projeto; 
2. Busque inspiração em revistas, sites, redes sociais e referências do mundo da moda e do design de interiores; 
3. Escolha imagens que transmitam o clima e a atmosfera que você deseja criar no projeto; 
4. Crie colagens com as imagens selecionadas; 
5. Analise o resultado final e faça ajustes se necessário. 

 Conclusão 

 A criação do mood board é um processo fundamental para qualquer projeto de arquitetura. Ele ajuda a definir a identidade visual e a personalidade do projeto, e contribui para a tomada de decisões mais conscientes e eficientes por parte da equipe de arquitetura. Portanto, se você quer garantir que seu projeto seja executado da forma como você idealizou, dedique tempo e cuidado na criação do seu mood board. O resultado final certamente será muito gratificante!

Comentários

Postagens mais visitadas